segunda-feira, 2 de dezembro de 2019


MALAI BANZÊ

Agora, voltaremos para o ano 1820 na costa oeste da África.

Numa densa e misteriosa floresta, onde hoje se posiciona a República do Gana, diversos combates sangrentos foram travados entre algumas tribos e piratas portugueses, espanhóis e africanos, em busca de mão de obra escravizada para o trabalho na produção do açúcar.

A tribo dos Banzês estava entre esses desafortunados.
Naquele ano, começava a vida, o sofrimento e a lição do escravizado Malai dos Banzês.

...

A história fictícia baseada em uma história real, apresenta a tortura e desrespeito a seres humanos que pagavam um preço muito alto, devido a cor da pele e cultura diferentes.

Insensível quanto aos gritos e preces de todos os miseráveis, em meio aos grilhões no cárcere deprimente; o navio tumbeiro rasgava o atlântico em direção ao seu destino.

...

A magia do místico e santo Balanká dos Balês e da pequena Azambelê, suavizam a jornada na selva, e no interior dos porões da minúscula e cruel embarcação de madeira. 


















Em meio a "dança do Sol" no convés, Malai ainda criança, acompanha seu pai e familiares em meio a torturas, açoites, e corpos jogados ao mar quase todos os dias.
...

Acompanhe as lembranças desses personagens, trazendo com a memória as alegrias e tristezas do passado: os litons voadores, o engenho dos Barons, os Avamarés de Muzemba; a Casa da engorda; conflito com os Ambolês...

Acompanhe a chegada clandestina dessas pessoas africanas na costa nordestina brasileira. Tratados como feras, em meio a um mundo predominantemente animalesco que já secularizava as Américas.  


Acompanhe Malai, até o nascimento da criança negra esperada por sua tribo. Aquela que representaria a esperança, e a chegada da liberdade.

Abraço para todos!

A.M

................................................................


Quando puder, veja UMA MOSTRA por vídeos sobre os livros através do Canal: Damião Francisco YouTube.

Se gostou do vídeo, coloque o GOSTEI; e se desejar, INSCREVA-SE no canal para receber informações sobre artigos e lançamentos. Se desejar, pode comentar e COMPARTILHAR.
Agradeço a todos e um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário